quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Você é capaz de adiar as suas recompensas? TESTE DO MARSHMALLOW

Você é capaz de adiar suas recompensas?

Talvez a maioria de nós responda “SIM” a esta pergunta – sem que isso seja verdade, necessariamente. Mas deixar para aproveitar depois alguma recompensa que você pode aproveitar agora é uma tarefa dificílima.


Mas como seria a reação de uma criança de cinco anos a uma pergunta dessas? O trato é o seguinte: você ganha um delicioso marshmallow e pode comê-lo imediatamente. Ou, se preferir, pode esperar uns minutos até a monitora voltar. Se não tiver comido o doce, vai ganhar outro de presente. E aí? Será que as crianças aguentam? Vejam abaixo o curioso vídeo do experimento:

Aposto que você também deu umas risadas com o indisfarçado sofrimento dos pequenos. Pobrezinhos, não é mesmo? Mas tenho certeza de que você (assim como eu) já passou por situações semelhantes…

Mas qual a importância disso, caso não seja apenas mais uma desculpa para se divertir às custas de crianças? Pasme: estudos mostram que crianças que conseguem se controlar na hora de desfrutar suas recompensas tornam-se adultos mais bem-sucedidos.

Adiar prazeres requer uma boa dose de autocontrole – e isso é fundamental para sair-se bem em uma série de tarefas importantes do mundo adulto – além da incipiente capacidade de planejamento.

E aí, você vai guardar o seu 13o para uma eventualidade ou vai torrá-lo imediatamente? Finalmente vai para a academia hoje ou mais uma vez vai se jogar no sofá quando chegar do trabalho? Até quando vai engolir seus marshmallows sem nem ao menos mastigar…?

Nenhum comentário:

Postar um comentário